sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TODOS OS PRAZOS QUE CUMPRIMOS

Me lembro que tive 1 semana, entre a contratação e o início do trabalho, para providenciar os documentos "necessários". Depois, os prazos passaram a ser até às 18h, quando então iria pra casa. Em casa, precisava me banhar antes de dormir, o que eu fazia, normalmente, depois de não deixar passar o prazo do cuzimento do macarrão. Se não a fome teria 12h para ser saciada. Dá para voltar mais.

Claro que não lembro bem, me contaram depois, mas tive umas boas 5h entre o sair do papai e grudar de vez na mamãe antes de mais nove meses para esperar. Precisei cumprir tais prazos. Com certeza o mais dificil foi aguardar, pacientemente, o início dessas 5h iniciais. Os outros nove nem tanto. Foi, praticamente, protocolo. Depois os prazos fizeram-se flexiveis, era manhã, tarde, noite, madrugada e todos os meios desses todos.

Mais tarde, quando passavam-se os prazos para me matricular na escola e o sair e voltar de férias, percebi que todos os prazos vinham mais de antes que eu. Sequer eu abracei uma mísera molécola de carbono todos já eram praziados. Eu herdei isso. Cumpri os mais diversos possíveis, e ainda os cumpro. Começa cedo, vai até o meio do céu com o sol - e os outros tantos entre o meio de alguma outra coisa - depois volta, ai começa o seguinte e termina e chego em casa já com tantos prazos ainda que me pergunto se tem prazo para isso acabar.

Saí para caminhar, igual que nem parecido com a imagem que ilustra esse poste. E percebo - para meu tranquilizar pois já esperava por mais prazos - que tudo se move se prendendo a esse algo que nos diz o que fazer. Tenho mais 15min para terminar o texto, e caminho com passos que veja, até ali, eu acho mas não tenho certeza... até ali, você vê? o trincado no muro? vê? até ali tenho mais 15 minutos... mais uns 15 passos, umas 30 respirações, 40 piscares de olhos, 10 engulidas de saliva, 4 assobios, 2 coçadas na cabeça, 18 batidas da bengala no chão... em mais 15min.

*texto dedicado à Fapesp, que tanto prazeia os estudantes brasileiros.

Nenhum comentário: