segunda-feira, 15 de junho de 2009

COMPARAÇÕES: EU E DEUS


Pra começar Deus não acorda cedo todo dia pra ir trabalhar. Em contra-partida, não carrego a culpa ou a glória, como queiram, de ter mandando um filho pra ser maltratado, ofendido e humilhado pela humanidade. E morto, claro, todos sabemos. Deus não tem fome às 11h e fica até às 12h com o estômago roncando, esperando, clamando, desesperadamente, pelo almoço. Mas eu também não dou de comer - mesmo metaforicamente, como queiram - a todos os homens e mulheres e crianças. Eu como sobremesa, Deus o que come depois de dar de comer a tante gente? Gratidão? Hunnn, não sei se enche barriga, muito menos se é doce, sobremesa tem que ser doce.

Deus não marca ponto, eu marco, certinho. E ainda fico devendo horas, sempre. Em contra partida, ele é onipresente. Eu preciso cumprir obrigações, para com o chefe, para com a esposa, e para com a esmola que eu não dei, cuja prestação - já me avisaram - será no juízo final. E para com Ele. Eu penso, ele só sabe o quê eu penso. Eu vou a lugares maravilhosos, que dizem, como queiram, que Ele criou, logo, já esteve lá. Duvido que os fez por procuração, e-mail, carta, ou sinal de fumaça que seja. E eu pago pra ir. Ele fez de graça. Engraçado isso, rs...

Bem, eu chego em casa logo depois do serviço, ele... ele tem casa? Dizem que a igreja é a casa do senhor, mas o senhor chega cedo, fecha logo as portas e o sino da meia noite deve ser a porta da geladeira abrindo e fechando. Rá, duvido que Ele não tenha fome de madrugada, pois eu a tenho. Mas antes eu tomo banho. E no céu, hão chuveiros? Ou cheiram a Channel nº One? Se sim, o céu é muito perto da França, que aliás eu conheço e Deus me parece que não. Eu durmo assistindo Jô Soares, e você, Deus, o quê? Como vêz, nós somos sim comparáveis.

3 comentários:

Mariana Lopes disse...

caramba, eu gostei muuito desse!
muito bom meu, muito bom mesmo!
Principalmente a parte da gratidão.
bgs.

Mariana Lopes disse...

FOME.
Por falar nela..ainda não almoçei.

Renato Menezes disse...

Nossa, inusitado.