segunda-feira, 25 de agosto de 2008

UM SÓ MOVIMENTO em DOIS TEMPOS [e ESPAÇOS]

Valei-me Deus, a semana está ganha. Não que eu tenha inventado a roda, mas que eu tenha descoberto aquilo que me deixou cafuso: primeiro veio o OVO ou a GALINHA? Máquinas LOMO ou idéia para o logo da Rede Globo?

Criação é, antes de tudo, um clichê: "Na natureza nada se cria, tudo se transforma". E não duvide quando alguém disse: "Fiz isso antes que ELE", pq pode ser verdade.

1930 (surge o equipamento) - LOMO ou Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie (União de Óptica Mecânica de Leningrado) é uma empresa fabricante de equipamentos ópticos em São Petersburgo, Rússia. A fabrica iniciou a sua produção em 1914, e chegou a ser maior empresa óptica da União Soviética. As primeiras câmaras da marca, surgiram no ano de 1930. (WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/LOMO. Acesso em 25/08/2008)

1975 (surge a difusão subjetiva) - “Globo na Tela” Estilo Azul (1975 – 1985) Em 1975 a Globo contrata o austríaco Hans Donner que logo criou o conceito do famoso logotipo da Rede Globo, utilizado até hoje. A idéia desse logo é representar o globo terrestre e dentro dele uma tela exibindo o próprio globo terrestre. A partir desse conceito foram criados todos os outros logos, mudando apenas cores, luzes e formato. (WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Logotipos_da_Globo. Acesso em 25/08/2008)

Década de 1980, Rússia* (popularização do equipamento) - Corria o ano de 1982, era Guerra Fria. Na URSS, o general Igor Petrowitsch Kornitzky, do Ministério da Indústria e da Defesa Soviético, ordenou ao director da empresa LOMO, Michael Pantiloff, em São Petersburgo, a produção maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar. A ideia era produzir Lomos baratas para que estas se tornassem verdadeiros instrumentos de propaganda, com todas as famílias da URSS a documentarem amplamente, graças a elas, o estilo de vida soviético.

Década de 1990 - Mundo* (popularização do movimento) - A "Lomomania" propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. De regresso a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens (focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade. Em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objectivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas. (*WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lomografia. Acesso em: 25/08/2008)

Eis que popularizou-se um modo de fotografar, com máquinas já fabricadas na déc. de 30. O que Hans Donner, conterâneo dos meninos da década de 90, tem a ver com a LOMO [máquina fotográfica Russa]?

Veja a máquina LOMO da década de 80:


Agora veja o logotipo criada por Hans, conterrâneo dos meninos lomos da década de 90, abaixo, logo qdo começa na Globo, em 1975:


Alguma coisa em comum? Tinha visto a evolução das logos com o que as tinham inspirado: para a Toyota, uma coruja. Para os MAC, uma Apple. Mas não tinha visto a inspiração do Hans, ou, se o ovo veio antes da galinha, o que inspirou a LOMO [indústria]. Ainda fico na dúvida, mas está claro o elo entre meu mais novo hobby e um cara que eu admiro muito.


Pra terminar, o próprio Hans conta um pouco do Logo da Globo.


4 comentários:

Sarina Lopes disse...

Sabe porque eu não desenho e nem pinto? Pq eu posso fazer com a fotografia a arte de copiar com o real. Isso faz sentido? Eu em uma família que tem essa aptidão?!
(to com pressa, queria escrever mais. rs)

Ver@cidade disse...

Interessante descoberta, meu velho! As hipóteses podem ser várias, mas a mais explicativa só mesmo o Hans poderá dar, e para o seu logo apenas. Essas coisas acontecem sempre na história. Criação ou releitura? Criação concomitante? De qualquer forma eu gosto de aproveitar os dois, o ovo e a galinha!

Anônimo disse...

San, você levantou a bola e eu chutei mas talvez tenha sido pra fora. Principalmente ao afirmar que Holga é imprescindível ao 'efeito lomo'. Gostaria muito que desse tua opinião no 'ainda3' http://betharr.wordpress.com e que criticasse as imagens que lá postei. Ah, com vc aprendi e muito. Qto aos mobiles, digital cam, etc... são considerados 'captadores' lomográficos?

Anônimo disse...

Santiago, passando por aqui, São Paulo, indo e vindo, me mostraram esta página. Adorei ver meu afilhado numa fase tão linda: escrevendo tanto, com humor, diferente das coisas que tenho lido, que me fez pensar... Não sei se por ignorância, falta de tempo ou espanto diante das máquinas, mas não tinha conhecimento dos seus textos. Em questões de segundos me apaixonei por eles. Pedi para imprimir, para curtir melhor. Vou contratar uma professora para me alfabetizar na parafernália. Beijos! Com carinho, sua madrinha Doca.