Criação é, antes de tudo, um clichê: "Na natureza nada se cria, tudo se transforma". E não duvide quando alguém disse: "Fiz isso antes que ELE", pq pode ser verdade.
1930 (surge o equipamento) - LOMO ou Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie (União de Óptica Mecânica de Leningrado) é uma empresa fabricante de equipamentos ópticos em São Petersburgo, Rússia. A fabrica iniciou a sua produção em 1914, e chegou a ser maior empresa óptica da União Soviética. As primeiras câmaras da marca, surgiram no ano de 1930. (WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/LOMO. Acesso em 25/08/2008)
1975 (surge a difusão subjetiva) - “Globo na Tela” Estilo Azul (1975 – 1985) Em 1975 a Globo contrata o austríaco Hans Donner que logo criou o conceito do famoso logotipo da Rede Globo, utilizado até hoje. A idéia desse logo é representar o globo terrestre e dentro dele uma tela exibindo o próprio globo terrestre. A partir desse conceito foram criados todos os outros logos, mudando apenas cores, luzes e formato. (WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Logotipos_da_Globo. Acesso em 25/08/2008)
Década de 1980, Rússia* (popularização do equipamento) - Corria o ano de 1982, era Guerra Fria. Na URSS, o general Igor Petrowitsch Kornitzky, do Ministério da Indústria e da Defesa Soviético, ordenou ao director da empresa LOMO, Michael Pantiloff, em São Petersburgo, a produção maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar. A ideia era produzir Lomos baratas para que estas se tornassem verdadeiros instrumentos de propaganda, com todas as famílias da URSS a documentarem amplamente, graças a elas, o estilo de vida soviético.
Década de 1990 - Mundo* (popularização do movimento) - A "Lomomania" propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. De regresso a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens (focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade. Em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objectivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas. (*WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lomografia. Acesso em: 25/08/2008)
Eis que popularizou-se um modo de fotografar, com máquinas já fabricadas na déc. de 30. O que Hans Donner, conterâneo dos meninos da década de 90, tem a ver com a LOMO [máquina fotográfica Russa]?
Veja a máquina LOMO da década de 80:

Agora veja o logotipo criada por Hans, conterrâneo dos meninos lomos da década de 90, abaixo, logo qdo começa na Globo, em 1975:

Alguma coisa em comum? Tinha visto a evolução das logos com o que as tinham inspirado: para a Toyota, uma coruja. Para os MAC, uma Apple. Mas não tinha visto a inspiração do Hans, ou, se o ovo veio antes da galinha, o que inspirou a LOMO [indústria]. Ainda fico na dúvida, mas está claro o elo entre meu mais novo hobby e um cara que eu admiro muito.
Pra terminar, o próprio Hans conta um pouco do Logo da Globo.