sexta-feira, 18 de julho de 2008

FIT2008 - Festival Internacional de Teatro

PEÇA IMPACTANTE INDUZ A REFLETIR Sussto quando viu Marcelo Matos com seu personagem comendo fígado de boi cru, representando o canibalismo em forma antropofógica (abaixo). Muita sujeira e discurso que levava a platéia a pensar sobre julgar ou não o protagonista. Obra inspirada em Platão e em outro grande pensador que não quer seu nome escrito.

peça Habeas Corpus 15/07/2008 início da noite


FIT EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


O Novo não entende nas faixas espalhadas pela cidade (São José do Rio Preto, imagem ao lado) a linguagem visual sempre rebuscada das campanhas FIT, evento da cidade que descobre a Cultura cobrando pela entrada.

E se cobra em dobro: realizado pela prefeitura municipal, patrocinado pela Petrobras, Caixa, Correios e apoiado e parcerias com outras entidades, o FIT gera às pessoas [críticª] o duplo pagamento - os impostos pagos pelo cidadão, arrecadados pelo governo, que vão para o patrocínio, e o bilhete na portaria, esgotado semana antes do evento. Festivais "de graça" [críticª] não devem atrair o público.

O FIT apresenta grupos diversificados, do Brasil e de fora. A imprensa é "convidada" a assistir, [críticª] desde que pague: jornalistas e pessoas do meio têm desconto com a credencial do evento, com exceção para o não-lugar, o bar oficial do evento que também apresenta algumas atrações.

Um comentário:

Ver@cidade disse...

Esse festival é bem famoso, inclusive por certas coisas inusitadas, fora dos padrões, como o anterior que tinha uma peça fora da cidade, no meio do mato, personagens meios doidinhos, ah, nem lembro direito do que li, mas lembro que era meio insano, como essa história de comer fígado cru, ahr... Quanto ao valor do ingresso, meu velho, nem sei se caro é o pago ou o grátis, perdemos a noção, pois o acesso às transações é totalmente disfarçado.